Programação Neurolinguística (PNL) para construção de hábitos novos e saudáveis

A Programação Neurolinguística (PNL) vai além de ser a arte da comunicação. Pois, uma das capacidades inerentes do ser humano é a de desempenhar suas tarefas com plena excelência. Por outro lado, a maior parte das pessoas utilizam apenas 30% do que realmente é capaz.

Entretanto, existem diversos métodos ara melhorar este desempenho e desenvolvimento humano. Isto é, eles auxiliam o indivíduo a maximizar o aproveitamento de seus talentos. Entre elas, podemos destacar a Programação Neurolinguística – PNL.

Afinal, você conhece esta poderosa metodologia? Sabe como ela pode te ajudar na construção de hábitos novos e saudáveis? 

O que é Programação Neurolinguística (PNL)?

A PNL foi um estudo desenvolvido na década de 70, por John Grinder e Richard Bandler, que tentavam compreender as razões de duas pessoas com as mesmas habilidades e oportunidades atingirem resultados diferentes. 

Afinal, por que algumas pessoas alcançam o sucesso e outras não?

Portanto, ela nos auxilia a atingir os resultados desejados, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, gerando modelos mentais com base em atitudes de sucesso.

Ou seja, os modelos mentais, que por vezes nos limitam, passam a ser nossas vivências, interesses, valores, crenças e motivações individuais, resultando em comportamentos e percepções de mundo de forma individual.

Por isso, ela se torna fundamental na construção de hábitos novos e saudáveis!

Como funciona a Programação Neurolinguística

Esse método gera novos padrões de pensamentos emocionais e comportamentais ideais por meio da alteração dos modelos que limitam o crescimento pessoal ou profissional.

Com base nessa alteração é possível compreender melhor o funcionamento interno e identificar nossos modelos mentais para que possamos questionar e refletir sobre os mesmos, ressignificando-os, quando necessário.

Quais os principais benefícios?

A PNL é um método muito eficaz para atingir mudanças rápidas e objetivas. Ou seja, ela te auxilia no processo de emagrecimento, na resistência de praticar exercícios físicos e até mesmo na mudanças de hábitos alimentares.

Seus benefícios se tornam reconhecidos por meio da modificação de comportamentos, que tem por foco os gatilhos que disparam atitudes e posturas improdutivas.

Portanto, veja 5 principais benefícios da Programação Neurolinguística:

  1. Diferenciação do real e imaginário
  2. Construção de padrões comportamentais
  3. Maior domínio do próprio comportamento
  4. Clareza na identificação de metas e objetivos
  5. Facilidade em resolver conflitos

Como o PNL ajuda no processo de emagrecimento

No PNL existem diversas técnicas, por exemplo: Ponte rumo ao futuro, Ancoragem, Metáfora, as influências ao redor do mundo, entre outras.

Entretanto, uma das técnicas desenvolvidas pela Programação Neurolinguística (PNL) que possui o propósito de auxiliar as pessoas a mudarem seus hábitos é a Swish.

O que é a Técnica Swish?

A Swish é uma técnica que direciona hábitos e comportamentos compulsivos. Entretanto, é importante deixar claro que ela não elimina. Ou seja, você não vai simplesmente deixar de fazer algo!

Portanto, a Swish te ajudará a direcionar o comportamento compulsivo para algo que te faça bem. Outro fator importante: a eficácia da Swish está na mente.

Logo, todos os benefícios da Swish só serão obtidos a partir do momento que você acreditar de verdade no poder que sua mente possui.

Como a Técnica Swish funciona?

Veja o passo-a-passo da Swish:

  1. Escolha um hábito que você tem e que você percebe que não te faz bem.
  2. Pense em todas as etapas até você de fato praticar o hábito.
  3. Crie a imagem do último ato antes de você fazer o hábito. Esta imagem deve ser grande, iluminada e bem atrativa.
  4. Agora, crie uma segunda imagem. Esta imagem deve ser a representação do que você pode ser sem o hábito compulsivo.
  5. Depois que estas imagens foram criadas e mentalizadas fortemente, vem o passo mais importante: fazer uma junção das duas. 
  6. Elimine a imagem 1 de sua tela mental.
  7. Toda vez que vier a vontade de praticar o hábito compulsivo, direcione o seu pensamento para a imagem 2.

Gostou deste artigo? Compartilhe nas suas redes sociais

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *