Você está cansado? Descubra o porquê!

Tenho observado cada vez mais pessoas que se queixam de cansaço extremo, não é um simples cansaço que melhora após uma noite de sono ou um breve cochilo no sofá. Observo uma mistura de falta de motivação, uma apatia, desânimo para enfrentar a vida e celebrar com energia as conquistas.

A síndrome da fadiga crônica é uma condição clínica que leva ao esgotamento físico, queda do sistema imunológico, perda de memória, hipotensão (sensação de que o sangue foge da cabeça quando levanta), irritabilidade e uma profunda falta de motivação e entusiasmo que leva a sintomas psicológicos.

Além dos sintomas descritos acima, há outros nesta síndrome:

• Mau humor.
  • Queda no desejo sexual.
  • Dificuldade em obter um descanso profundo e reparador.
  • Dores musculares, frequentes dores de garganta, dor nas articulações, dor de cabeça…
  • Percepção de cansaço extremo ao realizar qualquer esforço.

Não se sabe ao certo qual a causa da fadiga crônica, mas é importante que pessoas com estes sintomas sejam amplamente avaliadas por um médico para descartar qualquer doença com quadro clínico semelhante. Sabemos que há doenças físicas e psicológicas graves que podem simular os sintomas desta síndrome.

Muitos pacientes queixam-se da indiferença com a qual esta síndrome é tratada, os sintomas são extremamente incapacitantes acarretando perdas, inclusive financeiras porque a produtividade e criatividade das pessoas que sofrem de fadiga é acertada em cheio. Frequentemente o paciente é submetido a uma série de exames e com a expectativa de ter seu diagnóstico desvendado, escuta com frequência do médico que está tudo bem e não há nada a fazer.

A investigação laboratorial deve ser ampliada, dosando níveis de cortisol, sódio, serotonina, hormônios principalmente da tireoide e todo o perfil inflamatório. As vezes o resultado está dentro do limite da normalidade, mas muito longe do valor ótimo e isso associado aos sintomas do paciente já nos autoriza a fazer alguma intervenção.

Além da investigação física e laboratorial o paciente deve ser questionado sobre aspectos emocionais, pois pode estar sobrecarregado, com hábitos e estilo de vida disfuncional.

A síndrome da Fadiga Crônica pode estar relacionada com:

• Acúmulo de tarefas e papeis que temos que representar ao longo do dia.
  • Grau de ansiedade e sensação constante de falta de tempo.
  • Número cada vez mais reduzido de horas de sono.
  • Falta de atividade física e quantidade de horas que passamos sentados na jornada de trabalho.
  • Alimentação pobre em nutrientes e industrializada e de difícil digestão.
  • Falta de hidratação.
  • Falta de períodos de relaxamento e falta de pausas ao longo da jornada de trabalho.

Filosofando um pouco (claro, não poderia faltar!) talvez todo este cansaço também seja fruto da falta de propósito, do desconhecimento do motivo pelo qual você está aqui nesta vida, de repente da falta de levar a vida com mais leveza, de se dedicar um pouco ao SER e não ao fazer ou ter. Será que você não perdeu a capacidade de rir de si mesma? De colocar um pouco de bom humor no dia-a-dia? Faça uma reflexão sobre o modo como está vivendo, quem sabe não encontra várias respostas para ter uma vida com mais entusiasmo.

Enfim, a síndrome da fadiga crônica é um sinal de alerta e principalmente de pane energética no seu organismo. Quando isso acontece, se faz necessário reavaliar o estilo e vida e tomar providências em prol do bem-estar. Em breve, saiba como se livrar do cansaço, dicas imperdíveis!

Dra. Eliza Reis CRM/PA 6505
Médica geriatra e Medicina Funcional
Coach de Bem-Estar

Gostou deste artigo? Compartilhe nas suas redes sociais