Por que a DISBIOSE INTESTINAL tem um grande impacto em sua SAÚDE?


My Image

Preparei um texto muito legal para te explicar porque o termo Disbiose Intestinal é tão importante para sua saúde. Você vai ficar surpreso! 

Leia e a seguir deixe seus comentários e dúvidas.

Você sabia que existe 10 vezes mais DNA não humano do que humano em seu corpo? E que a ciência vem descobrindo muitos fatos interessantes a esse respeito? É verdade! 

Esse DNA não humano é representado pelos 100 trilhões de bactérias que habitam o seu intestino. Essa flora bacteriana hoje é considerada um órgão virtual e tem relação direta com funções muito importantes em seu corpo, como a sua imunidade, a absorção dos nutrientes alimentares e até o seu humor dependem da boa função destes seres microscópicos.

Pode-se dizer que nosso corpo é uma máquina. A engrenagem mais perfeita que existe. Mas para trabalhar em sua plenitude é preciso estar com todos os componentes funcionando direitinho. Nós, como em todos os motores, precisamos de combustível para poder funcionar. No caso do corpo humano este combustível é o alimento. Mas apenas comer, comer e comer não garante que estamos absorvendo de maneira correta os nutrientes do alimento e nem que estamos oferecendo o combustível ou alimento correto para nós. É preciso ter uma alimentação equilibrada e balanceada para não correr o risco de desequilibrar nossa máquina, no caso o nosso organismo.

Um dos principais órgãos que nos ajuda a saber se está tudo certinho é o intestino. Ele nos ajuda a identificar qualquer alteração no bom andamento do corpo. Por isso é preciso ficar atento, por exemplo as prisões de ventre, ou as idas em excesso ao banheiro. Em ambas as situações podem ser sinais de que tem algo errado. Esse algo tem nome, é a tal Disbiose Intestinal, que significa um desequilíbrio entre o número de bactérias boas, ditas Bacterioidetes e o número de bactérias más, ditas Firmicutes. Como tudo na vida é uma questão de equilíbrio, esses dois grandes grupos de bactérias convivem em harmonia no seu intestino, até que por um período da sua vida, você passa a se alimentar de forma errada, com excesso de carboidratos refinados, de gorduras saturadas e trans e com poucas fibras. Esse hábito alimentar promove o supercrescimento das bactérias ruins, levando à Disbiose Intestinal, que como eu disse anteriormente pode causar alterações na sua imunidade, processos alérgicos e inflamatórios pelo corpo, ganho de gordura corporal, irritabilidade e até sintomas depressivos. Por isso é importante investigar com médicos e nutricionistas que estejam familiarizados com esse tema e com o tratamento da Disbiose Intestinal.

O tratamento envolve uma dieta equilibrada, rica em fibras e pobre em açúcar, a retirada temporária de alimentos que geram inflamação, como o caso do glúten e lactose, a reposição dos tipos e quantidades corretas de Probióticos, que são as bactérias boas do seu intestino. Além disso, é necessário repor alguns nutrientes importantes para as bactérias boas, os chamados Prebióticos e é claro, uma excelente hidratação também é fundamental.

Procure a Avantis Clínica que aqui temos a melhor equipe para lhe ajudar e ver se está tudo diretinho com o seu organismo. 

Um grande abraço,

Dr. Ricardo Rocha  &

Dra. Eliza Reis.


#hormonios #modulaçaohormonal #rejuvenescimento #saude #felicidade #emagrecimento #qualidadedevida #bemestar