VOCÊ SABE A CAUSA DO SEU CANSAÇO?

Tempos modernos, correria, muitos compromissos do dia-a-dia e quando você chega para um grupo de pessoas e fala a seguinte frase: Estou muito cansada! O que escuta de volta: Eu também! E todos acreditam ser “normal” o cansaço ou fadiga, mas tenha cuidado que muitas disfunções podem estar por trás deste sintoma tão negligenciado. (SAIBA MAIS CLICANDO NO VÍDEO AO LADO.)


O cansaço ou fadiga pode ser parte de uma síndrome chamada Fadiga Crônica Adrenal, então preste bem atenção nestas alterações: 

  • Fadiga excessiva ou exaustão,

  • Acordar cansada mesmo dormindo o suficiente,

  • Estar sobrecarregada emocionalmente com irritabilidade e explosões de raiva ou labilidade emocional,

  • Desejo de comer alimentos salgados ou doces para manter o nível de energia,

  • Sentir-se mais energizada a noite, desempenhando atividades até altas horas,

  • Queda de resistência imunológica,

  • Lentidão para se recuperar de lesões (traumas), viroses ou outros estresses físicos,

  • Dificuldade de concentração e memória,

  • Dependência de café para ficar alerta, consumindo varias xícaras ao dia,

  • Hipotensão postural, aquela sensação de vista escura quando baixa para pegar algo no chão e se levanta rapidamente, ou

  • Extrema sensibilidade ao frio ou a variações de temperatura. 


Se você apresenta boa parte destas alterações, você pode estar com alteração do hormônio cortisol.   Este hormônio é liberado na circulação pelas glândulas adrenais, com  a finalidade de preparar o organismo para enfrentar uma situação de estresse. A grande questão é que hoje nós temos estresse durante a maior parte do dia e grandes quantidades deste hormônio são jogadas na circulação para energizar o organismo e deixar ele pronto para lidar com o fator estressor.  


No entanto, com o tempo a glândula adrenal não tolera essa superprodução de cortisol e entra em exaustão. Isso pode levar décadas para ocorrer e nos exames de laboratório, níveis anteriormente altos de cortisol começam a cair vertiginosamente.


Essas variações de cortisol tanto para o limite superior quanto para o inferior causam uma série de prejuízos ao organismo, pois este hormônio regula o metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas, regula a pressão sanguínea, níveis de glicose e liberação de insulina. Diante disso você pode imaginar o que o estresse é capaz de fazer com o seu organismo!


Várias outras condições podem causar queda de energia e cansaço, como privação de sono, alterações da flora intestinal e da digestão chamada de disbiose, problemas de saúde como hipotireoidismo, carências nutricionais, sedentarismo e desidratação. Todas essas condições devem ser revisadas e tratadas. 


A síndrome da Fadiga Adrenal Crônica apesar de frequente nos dias atuais, ainda é pouco lembrada pela maioria dos médicos e por isso, muitas vezes deixa de ser diagnosticada. Para o tratamento existem terapias comportamentais e as medicamentosas.


As medidas básicas visam o melhor gerenciamento do estresse, sono adequado, atividade física moderada e regular, medidas anti-estresse como meditação, ioga, hobbies e atividades de lazer junto à natureza.


Quanto aos medicamentos, existem suplementos no mercado que podem melhorar a saúde da sua glândula adrenal, chamados de adaptógenos como a Rhodiola Rósea, uma planta usada por séculos na Rússia, para tratar fadiga, estresse e ainda melhorar o sistema imunológico. Substâncias para aumentar a energia como o  Ginseng.  Além de minerais como o Magnésio, que equilibra a resistência vascular, os batimentos cardíacos, a comunicação entre os neurônios e aumenta a performance física, melhorando a recuperação pós-treinamento .  


No entanto, existem situações onde é preciso repor o hormônio cortisol e só um médico treinado em medicina funcional e modulação hormonal vai determinar essa necessidade, a dose ideal e o tempo de tratamento, para permitir que você tenha de volta a qualidade de vida que merece. 


Espero que você tenha gostado deste post! Deixe seus comentários e dúvidas. Será uma satisfação respondê-las! Aproveite agora a oportunidade, navegue em nosso site e descubra todos os serviços que dispomos para você viver com mais saúde e felicidade. Até breve!


Dr. Ricardo Rocha

Dra. Eliza Reis.


#hormonios #modulaçaohormonal #fadigaadrenalcronica #cansaço #exaustao #cortisol #saude #felicidade #disposiçao #qualidadedevida #bemestar