OVO, ALIMENTO QUE VALE OURO!


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O ovo é um alimento funcional, rico em nutrientes, aminoácidos e vitaminas essenciais.  Muito utilizado nas dietas por ter um alto teor de proteínas, ajudar na construção muscular e promover saciedade, baixando os níveis de insulina, um dos hormônios que aumenta o apetite.


Além disso, os ovos em combinação com uma dieta com baixo teor de carboidrato tem uma função anti-inflamatória, baixando níveis sanguíneos de PCR (exame de laboratório que avalia risco cardiovascular) e aumentando níveis de adiponectina, proteína que diminui a inflamação e doença aterosclerótica.  

Consuma diariamente no café da manhã uma ou duas unidades, prepare sem frituras, variando o preparo entre mexidos, cozidos ou pouché.


Mas os benefícios não param por aí, os ovos são ricos em carotenóides e vitamina E, melhoram a saúde da pele e do cérebro, agem na prevenção de doenças degenerativas da idade, como o tão temido Mal de Alzheimer.  Por falar em memória, os ovos contem altos níveis de colina, uma das vitaminas do complexo B, que entra na composição de um importante neurotransmissor chamado acetilcolina, responsável por várias funções cognitivas incluindo a aprendizagem.  


Pacientes idosos podem se beneficiar muito do consumo de ovos, devido os altos níveis de luteína e zeaxantina, pois essas substâncias são antioxidantes poderosos que atuam na prevenção de catarata e degeneração macular senil, que podem levar a cegueira. Concluímos então que ovo é um alimento que deve estar presente em toda nossa vida, incluindo extremos de idade.


Você ainda teme pelo aumento do colesterol? ... Então fique tranquilo, pois o consumo de ovos não está relacionado ao aumento de colesterol no sangue. O que pode acontecer em alguns pacientes é o aumento de tamanho de partículas de LDL (o colesterol ruim), mas isso é um aspecto positivo, uma vez que quanto maior o tamanho destas partículas menor a chance delas entrarem nas artérias e obstruírem seu fluxo.


Uma recomendação importante é que eles não sejam consumidos crus, por uma questão de segurança uma vez que podem estar contaminados com salmonela, bactéria que pode causar dores abdominais, diarreia e náuseas. Outra desvantagem do ovo cru é que nele há uma proteína chamada avidina, que bloqueia a absorção de biotina, vitamina essencial para a saúde dos cabelos, pele e unhas.


Mas calma, para usufruir dos benefícios descritos acima, basta cozinhar os ovos e aproveitar todas as vantagens deste alimento, acessível, barato, gostoso e ao mesmo tempo tão rico nutricionalmente.


Espero que você tenha gostado deste post! Deixe seus comentários e dúvidas. Será uma satisfação respondê-las! Aproveite agora a oportunidade, navegue em nosso site e descubra todos os serviços que dispomos para você viver com mais saúde e felicidade. Até breve!


Dr. Ricardo Rocha

Dra. Eliza Reis.


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